Cidades do RS devem ter menos vereadores a partir das eleições de 2024; veja quais

Devido à redução populacional apontada pelo Censo 2022, Porto Alegre é uma das cidades que deve ter menos vereadores a partir de 2025. Sendo assim, a cidade gaúcha deve passar de 36 vereadores para apenas 35 na Câmara Municipal.

As mudanças só valerão a partir do resultado das próximas eleições municipais, realizadas em 2024. Vale ressaltar que outros três municípios também devem reduzir o seu número de vereadores, como: Canguçu, Soledade e Candelária.

Veja mais informações sobre a redução de vereadores e como isso deve funcionar no ano que vem!

Redução populacional impacta no número de vereadores

A redução populacional em Porto Alegre foi de 76.781 habitantes, entre os anos de 2010 e 2022, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sendo assim, essa queda representa uma diminuição de 5,4% na população porto-alegrense.

A situação é inédita na Capital que, no Censo 2010, tinha aumentado a população e até mesmo ganhando novos vereadores. Contudo, a situação foi contrária no último Censo, igualmente em outros municípios.

Um vereador a menos também representa nove funcionários que não vão trabalhar na Câmara, uma economia superior a R$ 600 mil por ano.

Outros municípios na mesma situação

Em Canguçu, de acordo com informações do IBGE, a redução foi de 6,72% na população entre 2010 e 2022. Nesse sentido, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) solicitou a redução no número de vereadores, indo de 15 para 13.

Por outro lado, nas cidades de Candelária e Soledade, a redução vai de 13 para apenas 11 vereadores. Isso porque, a população de ambas cidades tiveram uma diminuição de 0,18%.

“A nossa expectativa é chegar em julho com esta situação já resolvida. Existem instituições e órgãos com poder de provocar as câmaras de vereadores para que estejam adequadas com as mudança”, comenta Rogério Vargas, secretário judiciário do TRE-RS.

Imagem: Divulgação / Prefeitura de Porto Alegre