Cidades de SC serão monitoradas 24 horas por dia por câmeras da PM; veja lista

Em breve, as cidades de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo, todas localizadas na região Norte de Santa Catarina, serão monitoradas por câmeras da Polícia Militar (PM). Os equipamentos serão instalados na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

O novo projeto, aprovado em reunião na Associação do Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), tem como objetivo aumentar a quantidade de câmeras, que vão registrar as imagens em tempo real em áreas estratégicas das cidades catarinenses. Essas imagens serão exibidas em uma central de controle , que contará com profissionais para realizar o monitoramento 24 horas por dia.

A ideia também propõe outros serviços no local, como treinamento aos policiais, palestras para mulheres vítimas de violência, informações sobre drogas, orientações para motoristas com infrações, reuniões da “rede de vizinhos” e serviços de psicologia.

Investimento em instalação de câmeras para monitorar as cidades de SC ultrapassa R$ 2 milhões

Ao todo, serão investidos cerca R$ 2,5 milhões, de acordo com o projeto da Amvali. Nessa primeira fase, o prédio passará por mudanças para que se adeque às exigências de segurança e melhorias na estrutura, já que ao longo dos anos, apresentou diversos problemas, o que acabou resultando na abertura de inquérito pelo Ministério Público de SC.

Nas próximas etapas, a prefeitura buscará por outras fontes financeiras, como emendas parlamentares federais e estaduais. A modernização da fachada também faz parte dos planos.

De acordo com o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), a proposta terá cobertura com videomonitoramento feito nas 24 horas do dia, oferecendo apoio para o policiamento de rua e no combate ao crime. Essa informações são do portal NSC Total.

“Quando a população se sente segura, todos saem ganhando: o comércio local se fortalece, os investimentos aumentam e a qualidade de vida melhora”, diz o deputado.

Imagem: iStock