Cidades de SC registram enchente em dia de sol e sem chuva

Neste domingo (5) ocorreu um fenômeno um tanto quanto curioso no Alto Vale: o dia ensolarado dividiu espaço com as ruas alagadas devido ao transbordamento do rio entre Taió e Rio do Sul. As fotos viralizaram nas redes sociais com comentários de moradores e internautas.

As cidades não saíram da situação de enchente, vivida desde a última sexta-feira (3). Por isso, quando os rios voltaram a subir em uma sequência histórica de cheias, não houve diminuição no volume da água, resultando neste cenário.

De acordo com o diretor de Defesa Civil de Taió, Jonata Retke, o rio chegou a 10,38 metros nesta quarta enchente de outubro. Além disso, neste domingo, 90 pessoas procuraram abrigos montados pela prefeitura.

Enchente preocupa autoridades

Aos poucos a água está baixando, contudo, a previsão é de que o retorno dos moradores para as casas ocorra a partir desta segunda-feira (6), através de uma limpeza pública.

No começo da tarde o rio ainda estava em 9,49 metros. Em Rio do Sul, onde a terceira enchente dentro de um mês está quase no fim, a marca é de 7,79 metros. As primeiras ruas alagam com 7,50 metros. Ou seja, o cenário está prestes a voltar à normalidade.

Contudo, durante o fim de semana o tempo firme contratou com as ruas alagadas, o que tornou o ambiente curioso para várias pessoas. 

Enchente histórica de Taió

Tanto Taió quanto Rio do Sul decretaram situação de calamidade pública por conta das enchentes no mês passado. Vale lembrar que Taió viveu uma das suas piores enchentes, tornando-a histórica.

O resgate dos ilhados foi feito por barco e helicópteros em uma força-tarefa que envolveu também o Exército. Enquanto ainda contabilizava os prejuízos e reorganizar a rotina, a cidade voltou a ficar embaixo d’água neste feriadão.

Fotos: Defesa Civil, Divulgação