Cidade que ninguém nasce: conheça o CURIOSO apelido deste famoso município do RS

Conheça Capinzal do Norte, a cidade que ninguém nasce por falta de infraestrutura em saúde e educação.

A cidade de Capinzal do Norte, com pouco mais de 11 mil habitantes, tem pouca infraestrutura para realizar um parto normal. Sendo assim, é reconhecida como a cidade que ninguém nasce, devido a precarização das unidades de saúde.

Os moradores afirmam que as gestantes da região viajam por mais de 80 km para realizar o parto, em cidades vizinhas. Contudo, para o Ministério da Saúde, o único prédio hospitalar é classificado como hospital geral, porém, a proposta não funciona fora do papel.

De 2016 para cá, o prédio está abandonado e coberto de sujeira, sem previsões de investimentos no município maranhense, desde sua criação, há 30 anos. Por isso, para corrigir as desigualdades do país, é de suma importância garantir o crescimento econômico e aumento de investimentos em saúde e educação.

Dessa forma, a falta de estrutura afeta diretamente as próximas gerações, tornando difícil encontrar uma criança com menos de 10 anos e que tenha nascido em Capinzal.

Gestantes preferem dar à luz em outras cidades

Além de ser uma cidade com nenhum investimento na área da saúde, Capinzal do Norte também fechou sua única escola da comunidade por falta de estrutura, dividindo espaço com o único posto de saúde da região.

Em nota, a prefeitura da cidade afirma que o hospital não realiza partos e que a situação já é grave há quase 30 anos, desde a fundação do município. Contudo, há previsões para o início das obras de um novo centro cirúrgico no segundo semestre. 

Além disso, em 2022, Capinzal do Norte recebeu por volta de R$ 460 mil para a estruturação de unidades de saúde e atender melhor sua população. Portanto, não houve melhora significativa no cenário atual da cidade.

É importante frisar que as gestantes preferem dar à luz em cidades vizinhas com mais infraestrutura para o seu bebê, como por exemplo Porto Alegre e Guaíba.

Imagem: Sally Anscombe / Getty Images