Cidade do RS tem pessoas fora de casa e sem luz uma semana após enchente

Mais uma vez, o nível do Arroio Feijó está aumentando, por conta da volta da chuva, e consequentemente piorando a cheia em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no RS. Ruas dos bairros Americana, Nova Americana, Sumaré e 11 de Abril estão há quase 10 dias debaixo d’água e mais de 200 pessoas estão fora de suas casas.

Não é só com a água que a população está sofrendo. A cidade está há oito dias sem luz e a energia segue sendo desligada em alguns pontos, a pedido da Defesa Civil municipal e do Corpo de Bombeiros. No momento, a CEEE Equatorial registra 400 pontos sem energia na cidade.

De acordo com o boletim mais recente da prefeitura, publicado na manhã desta sexta-feira (22), 1.027 casas foram atingidas em Alvorada. Duzentas pessoas estão em casas de parentes e 12 abrigadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cedro.

Neste fim de semana (23 e 24), as chuvas devem continuar atingindo Alvorada e outras cidades do RS.

Número de mortos no RS sobe para 49

Segundo o balanço mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de mortes causadas por chuvas intensas que estão atingindo o Estado desde o início do mês, subiu para 49. Um novo corpo foi encontrado na cidade de São Valentim do Sul. A vítima, uma mulher, foi a primeira da cidade.

Entre os desaparecidos, quatro são de Muçum, dois de Lajeado e outros quatro de Arroio do Meio, Encantado, Roca Sales e Santa Tereza. Até o momento, 106 municípios foram atingidos. 765 pessoas estão desabrigadas e 21.095 desalojadas. Ao todo, o número de afetados é de 359.893.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF) “as enchentes ocasionaram danos à vida e ao patrimônio de número expressivo de cidadãos residentes nas cidades serranas e dos vales, envolvendo cerca de 30 municípios das microrregiões de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Lajeado”.

Imagem: Guilherme Almeida