Cidade do RS foi atingida por tornado

Na última quinta-feira (21), um evento extremo atingiu São Sepé, na Região Central, deixando um rastro de destruição. Conforme análise de meteorologistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um tornado foi o responsável pelo caos, com rajadas de vento estimadas em até 200 km/h. A força da natureza ficou evidenciada na devastação causada, especialmente em uma área rural conhecida como Tupanci.

A investigação, que combinou a análise de mapas meteorológicos e registros fotográficos, apontou para um tipo de tornado não muito comum, porém possível em condições de severas tempestades. O cenário de destruição incluiu, dentre outras perdas, uma casa completamente destruída, onde residiam dois idosos, de 78 e 85 anos, que precisaram ser resgatados.

Especialista fala sobre tornado em cidade do RS

Murilo Lopes, meteorologista da UFSM, destaca a natureza efêmera, porém intensa, desses tornados. “Esse tipo de tornado é geralmente de curta duração, ocorre muito rápido, afeta algumas dezenas de metros, uma centena de metros no máximo. Porém, ele apresenta intensidade forte”, esclarece.

Calcula-se que tenha sido um tornado classificado como categoria 2 na escala de tornados, que varia de 0 a 5, resultando em ventos de aproximadamente 200 quilômetros por hora.

“Nós estamos em uma das regiões que mais favorece a ocorrência de tornados no globo. Muitos trabalhos mostram que essa região do centro-sul do Brasil, norte da Argentina Uruguai e Paraguai, perde apenas para área central dos Estados Unidos nas ocorrências de tornados”, completa o meteorologista.