Cidade de SC pode ganhar prédio residencial mais alto do mundo

Balneário Camboriú, conhecido por seu impressionante horizonte de arranha-céus na região litorânea de Santa Catarina, está prestes a elevar ainda mais seu perfil urbano com o anúncio do Triumph Tower. Este projeto ambicioso promete mudar o céu da cidade com uma estrutura que poderá ser a residencial mais alta do mundo.

O que torna o Triumph Tower tão especial?

Proposto pela FG Empreendimentos em cooperação com a Havan, de Luciano Hang, o Triumph Tower almeja atingir impressionantes 509 metros de altura distribuídos em 154 andares. A torre está planejada para ser erguida na Barra Sul do município e, se os planos seguirem adiante, este gigante irá superar a Steinway Tower em Nova York, que atualmente lidera a lista das residências mais altas globais segundo o The Skyscrapper Center.

Com a consolidação deste projeto, Balneário Camboriú reafirma sua posição como uma das cidades brasileiras de maior verticalização. De acordo com o Censo Demográfico de 2022, mais da metade da população local reside em prédios, colocando a cidade no seleto grupo de municípios brasileiros onde essa forma de habitação é predominante. Além disso, a construção do Triumph Tower promete impulsionar o turismo e a economia locais, trazendo ainda mais destaque para a cidade no cenário internacional.

Confira a lista dos prédios mais altos do Brasil:

  • One Tower, em Balneário Camboriú/SC: 290 metros
  • Yachthouse by Pininfarina Tower 1, em Balneário Camboriú/SC: 281 metros
  • Yachthouse by Pininfarina Tower 2, em Balneário Camboriú/SC: 281 metros
  • Infinity Coast Tower, em Balneário Camboriú/SC: 235 metros
  • Epic Tower, em Balneário Camboriú/SC: 191 metros
  • Copenhagen, em Balneário Camboriú/SC: 190 metros
  • Tour Geneve, em João Pessoa/PB: 182 metros
  • Kingdom Park Residence, em Goiânia/GO: 181 metros
  • Millenium Palace, em Balneário Camboriú/SC: 177 metros
  • New York Apartments, em Balneário Camboriú/SC: 176 metros.

O anúncio do Triumph Tower gera tanto empolgação quanto questionamentos. Enquanto sua monumentalidade promete revitalizar e transformar o perfil urbano do município, existem desafios significativos a serem enfrentados, desde aprovações regulatórias até a adaptação da infraestrutura urbana para suportar um fluxo maior de residentes e visitantes. O lançamento da construção está previsto para o segundo semestre de 2024, mas até lá, muitos olhares estarão voltados para o desenvolvimento de cada fase do projeto.