Cidade de SC é o destino perfeito para sua casa de praia dos sonhos

Localizado no estado de Santa Catarina, Jaguaruna é um verdadeiro paraíso com praias tranquilas, cercadas por dunas e vegetação de restinga. O município conta com aproximadamente 10 praias, sendo as mais procuradas Balneário Paraíso, Praia Nova Camboriú e Praia do Camacho.

No entanto, além de suas belezas naturais, Jaguaruna também chama atenção por um dado curioso. De acordo com o Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade litorânea do Sul de Santa Catarina possui 63,7% de domicílios destinados a uso eventual. Isso significa que mais da metade dos imóveis na região não são habitados o ano todo, agregando um caráter sazonal à vida local.

Atrações turísticas em Jaguaruna: Além das belas praias e imóveis de uso ocasional

De acordo com o conceito adotado pelo IBGE, os domicílios de uso ocasional são aqueles que são de natureza particular e permanente, mas que podem ser utilizados ocasionalmente como residência na data da entrevista. Eles são destinados a fins como descanso nos finais de semana, períodos de férias ou outras finalidades, mesmo que, no momento da referência, os ocupantes ocasionais estejam presentes.

Esse conceito de uso ocasional se encaixa perfeitamente com a realidade da cidade de Jaguaruna, um destino litorâneo que conta com uma grande quantidade de imóveis de praia.

“Jaguaruna é ocupada mais por casas de temporadas que são disponibilizadas para locação de veranistas e turistas. Também contamos com alguns hotéis e pousadas”, disse o secretário municipal de Esporte, Turismo, Juventude e Eventos, Dante Gentil.

A cidade vai além de suas belas praias. Além de aproveitar o litoral, os visitantes podem conhecer outros atrativos turísticos. A Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no centro da cidade, é um ponto de destaque. A igreja, rodeada por uma praça arborizada, impressiona com sua arquitetura e os vitrais com imagens de santos.

Além disso, as dunas de Jaguaruna são um espetáculo à parte, comparáveis às do Nordeste brasileiro. Durante os meses de julho a novembro, é possível avistar as baleias Franca que atravessam a região.

Imagem: Mrsiraphol/freepik.com