Ciclone causa mortes e destruição em massa

Mais de 60 vidas perdidas no estado de Rakhine, Myanmar, após a passagem devastadora do ciclone Mocha. Áreas como Khaung Doke Kar e Bu Ma foram especialmente afetadas, de acordo com informações divulgadas pelas autoridades locais.

O ciclone, que atingiu a costa no domingo (14), trouxe consigo ventos de até 195 km/h, resultando em uma trilha de destruição com postes de energia derrubados, casas demolidas e barcos de pesca destruídos.

“Haverá mais mortes porque mais de cem pessoas estão desaparecidas”, declarou Karlo, um líder local da cidade de Bu Ma.

No rastro da destruição: Famílias desesperadas buscam por entes queridos após o ciclone Mocha

Próximo dali, Aa Bul Hu Son, de 66 anos, estava em oração junto ao túmulo de sua filha, cujo corpo foi descoberto nesta terça-feira (16) pela manhã.

“Eu não estava bem de saúde antes do ciclone, então demoramos muito para seguir até outro lugar. Enquanto pensávamos em sair, as ondas chegaram rapidamente e nos levaram embora”, contou.

Após a passagem do ciclone Mocha, moradores percorreram a costa em busca de entes queridos arrastados pela tempestade. Esse ciclone é considerado o mais poderoso a atingir a região em uma década.

Além de afetar a cidade portuária de Sittwe, capital de Rakhine, o fenômeno também atingiu Cox’s Bazar, em Bangladesh, onde estão localizados os acampamentos da minoria muçulmana rohingya. A região sofreu com os efeitos devastadores do ciclone Mocha.

Fonte: Terra e GZH

Foto: SAI AUNG MAIN / AFP