Chuva no Sul do Brasil vai até quando? Saiba como deve ficar o clima no restante de novembro

A primeira metade de novembro foi marcada por chuvas excessivas e uma onda de calor intensa no Centro-Sul do Brasil, repetindo o padrão climático observado ao longo de toda esta primavera de sinais invertidos de precipitação entre o Centro e o Sul do país. A chuva acumulada apenas na primeira quinzena de novembro no Sul do Brasil ficou entre 100 mm e 300 mm em praticamente toda a região.

Além disso, estações meteorológicas registraram marcas de 300 mm ou mais em cidades como Passo Fundo, Erechim, Santo Augusto, Tangará, Joaçaba, Maravilha, Concórdia, e outras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre os dias 1º e 15 de novembro.

Veja o que esperar do clima para o restante de novembro, podendo se organizar para as festas de final de ano e viagens!

Segunda metade de novembro: previsão do tempo

No Sul, a tendência é de precipitação acima a muito acima da média, em especial no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Várias áreas do Paraná devem ter também chuva acima da climatologia, mas os maiores excessos vão se dar nos estados gaúcho e catarinense.

Já no Centro-Oeste e no Sudeste, a perspectiva, de acordo com a MetSul Meteorologia, é de aumento da chuva nas duas regiões. Mas haverá muitas áreas que ainda vão se ressentir de chuva abaixo da média, em particular no Mato Grosso e parte de Goiás.

Além disso, a segunda metade do mês conta com chuva muito mais recorrente no Sudeste e em parte do Centro-Oeste, a quinzena será muito menos quente do que a primeira, embora muitas áreas ainda sofram com a onda de calor.

Foto: Porto Alegre 24 horas / Porto Alegre 24 horas