Chuva gera “cascata” gigante em usina hidrelétrica de SC

As chuvas intensas que atingiram a cidade de Joinville nesta quarta-feira (4), criou uma espécie de “cascata” na Usina Hidrelétrica Piraí, a mais antiga de Santa Catarina, inaugurada em 1908.

De acordo com a Celesc, não é a primeira vez que isso ocorre. A situação é comum em dias de chuvas intensas, pois a água sai do reservatório da empresa. A companhia ainda afirmou que monitora a área com câmeras diariamente. Confira imagem do momento:

Imagem: Reprodução / Metrópoles

A Celesc também informou que os serviços não foram prejudicados pela cascata ou temporais. Na região Norte, as fortes chuvas tiverem início na madrugada e se estenderam até o o começo da manhã.

A Defesa Civil registrou pontos de água acumulada em várias ruas da cidade. O trânsito foi prejudicado e havia pontos de lentidão em diversos bairros. Em Jaraguá do Sul, foi emitido um alerta máximo após diversas ruas ficarem alagadas, aulas serem canceladas e moradores ficarem ilhados.

São Bento do Sul decreta situação de emergência

São Bento do Sul também decretou situação de emergência em decorrência dos temporais. Na cidade, houve acumulo de 74,4 milímetros de chuva em 12 horas. Também há chamados de moradores para atendimento em diversos bairros.

Previsão indica mais chuva

As chuvas em Santa Catarina não devem parar por aí. De acordo com a Defesa Civil do Estado, entre sexta-feira (6) e domingo (8), enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos podem ser registrados.

Na sexta-feira, todas as regiões de SC devem ser atingidas por temporais, principalmente à tarde. Além das chuvas, também haverá fortes rajas de vento e queda de granizo. Há riscos para destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.

Rodovia SC-355 continua interditada após rompimento de asfalto; confira a situação no Estado

Entre noite de sexta (06) e ao longo do sábado (07), as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste devem registrar entre 150 e 200mm de chuva, com risco alto para enxurradas e deslizamentos.

No domingo (08) a chuva atinge as outras regiões de SC, com acumulados que variam de 100 mm a 150 mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. O risco também é alto para enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.

Imagem: Reprodução / Markus Spiske / Pixabay