Chegada de fenômeno deve provocar fortes chuvas no RS

A chegada de um fenômeno deve resultar em fortes chuvas no território gaúcho. Segundo um alerta da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema-RS), o estado deve ser influenciado ao longo da semana por uma área de baixa pressão, que provocará instabilidades em diversas cidades gaúchas a partir desta terça-feira (8).

Nesta terça, as áreas mais afetadas são aquelas na divisa com Santa Catarina e fronteira com a Argentina. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há chance de tempestades com volume entre 20 e 30 mm/h na manhã deste dia.

O restante do estado não deve sofrer com o fenômeno — pelo menos até quarta-feira (9). No dia, o avanço da área de baixa pressão afetará mais regiões. Confira abaixo mais informações sobre o alerta.

Fenômeno provocará chuvas intensas nessa quarta-feira no Rio Grande do Sul

De acordo com o alerta da Sema-RS, a influência da área de baixa pressão nas áreas da metade norte resultará em chuvas de grande intensidade. Enquanto na terça-feira o tempo se manterá estável na maior parte do território do Rio Grande do Sul, a situação muda significativamente no dia seguinte.

Na quarta-feira (9), as instabilidades podem resultar em chuvas fortes nas cidades do Norte, Região Central, Serra e Região Metropolitana. Há chance até mesmo de temporais pontuais na região das Missões, Noroeste e Norte. Nas áreas afetadas, são esperados volumes de chuva em torno de 30 aos 45 mm/dia, chegando até a 65 mm/dia, isoladamente.

Além disso, espera-se que o fenômeno se intensifique ainda mais ao longo da semana — durante a noite da quinta (10) até a sexta-feira (11), o risco de temporais aumenta significativamente.

“A tendência é que as instabilidades ganhem força na noite da quinta e seguem intensas ao longo da sexta-feira, com risco de temporais”, informa a Sema-RS.

Imagem: Reprodução / evening_tao / Freepik