Carteira de trabalho digital será obrigatória? Veja como emitir e os benefícios

Lançada em 2020, o principal objetivo foi o de facilitar o acesso, tanto dos trabalhadores quanto dos empregadores, aos dados que a carteira carrega sem precisar da versão física.

Com isso, todas as informações do trabalhador estarão disponíveis via internet, com visualização mais prática dos dados pessoais e do histórico de trabalho. A carteira digital já alcançou mais de 344 milhões de acessos, sendo o aplicativo mais baixado no portal gov.br. Segundo o Governo Federal, 270 milhões desses acessos foram feitos apenas no primeiro ano, em 2020.

Tendo a carteira de trabalho assinada, o empregado comprova que deve ter todos os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Como fazer a carteira de trabalho digital?


Para o Governo Federal, todas as pessoas que têm CPF, já têm a carteira de trabalho, basta habilitá-la. O CPF passa a ser, portanto, o número válido para fins de registros trabalhistas.

Para habilitar a sua carteira de trabalho digital pelo computador:

  • Acesse o portal gov.br e digite na busca “carteira de trabalho digital”;
  • Selecione “solicitar” e, em seguida, “quero me cadastrar”;
  • Preencha todo o formulário com os seus dados.
  • Para habilitar a sua carteira de trabalho digital pelo celular
  • Basta baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível de forma gratuita para iOS e Android, e seguir as orientações.