“Capital Nacional”: Conheça cidades gaúchas que possuem títulos de melhores do Brasil

Engana-se quem pensa que Porto Alegre é a única capital do Rio Grande do Sul. O estado conta com diversas outras cidades gaúchas que receberam o título de “Capitais Nacionais”, que receberam esse título devido a qualidade de seus alimentos, pontos turísticos e até mesmo devido a solidariedade dos gaúchos.

Confira três cidades gaúchas que foram eleitas como “Capital Nacional”

Canela:  Capital Nacional dos Parques Temáticos (Projeto de Lei Federal 4852/2020) 

Em 2020, Bibo Nunes (PSL-RS) apresentou o projeto de Lei (PL 4852/2020), a fim de conceder à cidade de Canela o título de Capital Nacional dos Parques Temáticos.

Segundo o parlamentar gaúcho “é uma homenagem a este município que muito movimenta o turismo no Rio Grande do Sul. O título poderá dar mais visibilidade e aumentar o fluxo de turistas na região, aumentando a arrecadação no setor, gerando emprego e renda à população”, disse Bibo Nunes, na época.

Dentre os parques temáticos de Canela, Alpen Park é um dos mais famosos. O parque tem 60 mil metros quadrados e mais de 15 atrações para você e sua família poderem aproveitar, como a montanha russa, que dá voltas durante 3 minutos em uma velocidade média de 55 km/h.

Gramado: Capital Nacional do Chocolate Artesanal (Lei Federal nº 13.990 de 17 de abril de 2020)

Durante seu mandato, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 13.990, de 2020, que classifica Gramado como a Capital Nacional do Chocolate Artesanal.

Conhecida por suas fábricas e lojas de chocolate, Gramado recebe a visita de diversos turistas amantes de chocolates.

Aqueles que desejarem visitar a cidade, não podem deixar de visitar a chocolataria Prawer, fundada em 1975 pelo empresário Jayme Prawer.

Na loja, os clientes podem encontrar diferentes tipos de chocolate de ótima qualidade.

Esteio: Capital Nacional da Solidariedade (Projeto de Lei Federal 4488/2019)  

No dia 6 de julho de 2022, Esteio foi reconhecido oficialmente, pelo Congresso Nacional, como a Capital Nacional da Solidariedade. O Projeto de Lei 4.488/2019 foi aprovado pelo senado.

Na época, o prefeito Leonardo Pascoal reconheceu a solidariedade dos esteienses.

“Há quatro anos fomos convocados para recebermos imigrantes e refugiados de outros países, que fugiam da fome e da miséria de seu país. Num chamamento da ONU e do Governo Federal, encaramos essa ação humanitária como uma missão e a nossa comunidade abraçou, de maneira calorosa e com muita empatia. Hoje somos reconhecidos internacionalmente por esse programa”, disse. “É muito gratificante, ver todo o nosso trabalho sendo reconhecido dessa forma.”, disse.