Caixa autoriza saque duplo do FGTS em maio, veja quem pode receber

A Caixa Econômica Federal está com duas modalidades de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) disponíveis agora em maio: o Saque Extraordinário e o Saque-Aniversário. Saiba quem tem direito e como efetuar o saque.

O que é o Saque-Aniversário

O Saque-Aniversário está em vigor desde 2019 e agora todo trabalhador de carteira assinada pode ter acesso ao valor do FGTS sem ter que esperar a aposentadoria ou uma eventual demissão.

Para quem opta pela modalidade do Saque-Aniversário, é permitido sacar todo ano no mês do aniversário do trabalhador uma parcela do FGTS. Por isso, o trabalhador que nasceu em maio já pode efetuar o saque caso tenha optado pela modalidade.

Porém, quem opta pelo Saque-Aniversário, perde o direito de sacar o saldo do FGTS no caso de uma demissão sem justa causa, mas continua recebendo a multa rescisória de 40%, férias proporcionais e etc.

Todo trabalhador que tem saldo do FGTS e aposentados que tenham esse recurso, podem fazer o saque-aniversário. 

No aplicativo do FGTS é possível fazer a consulta do saldo e a opção do saque-aniversário. O trabalhador que optar pelo saque e quiser voltar a modalidade de saque em caso de rescisão, é só realizar a opção pelo aplicativo e aguardar o prazo necessário para a mudança.

Saque extraordinário do FGTS

O saque extraordinário do FGTS vai disponibilizar o saque no valor de até R $1.000,00 por trabalhador no mês de nascimento. Por isso, o trabalhador que nasceu em maio tem direito ao saque a partir do dia 14.  O valor poderá ser retirado até o dia 15 de dezembro deste ano.

O pagamento dos valores será feito pelo aplicativo Caixa Tem. É importante lembrar que a movimentação dos valores do fundo de garantia por outros motivos, como demissão sem justa causa, aposentadoria, aquisição de imóveis e outros motivos específicos, ainda estão válidas.

O único requisito para efetuar o saque é que o trabalhador tenha saldo disponível em conta. Ou seja, só não poderá efetuar o saque quem não tem dinheiro disponível no FGTS. 

Caso o trabalhador opte por não sacar o valor disponível pelo saque extraordinário, o valor retorna para a conta do FGTS com correção.