Banco Central vai modificar regras do Pix; Veja o que isso muda para você!

O Banco Central (BC) anunciou algumas mudanças no funcionamento do Pix que devem ser implementadas nos próximos meses. O objetivo das alterações é fortalecer a segurança no sistema para evitar fraudes e vazamento de dados. 

O anúncio foi feito durante reunião do Fórum Pix, realizada em setembro deste ano. O evento contou com a participação de agentes do mercado financeiro e discutiu o funcionamento e segurança dos pagamentos instantâneos. 

Mudanças no Pix devem garantir mais segurança aos ususários

Uma das novas implementações que devem ser feitas pelo BC visa ampliar a responsabilidade das instituições financeiras nas regras de segurança. O objetivo é criar mais uma etapa de segurança a fim de evitar o vazamento de dados.
Além disso, marcadores específicos em notificações de fraudes usando contas laranja e falsidade ideológica devem ser implementados. 

Outro ponto levantado em meio a discussão foi a exclusão da obrigatoriedade de limites para transações por Pix. O Banco Central estabeleceu, em 2021, o limite de R$ 1 mil para transferências feitas no período da noite. 

Segundo o BC, todas as mudanças propostas no fórum estão sendo avaliadas. “As medidas propostas no Fórum Pix estão sendo discutidas e aprimoradas internamente. Seus contornos definitivos dependem ainda de apreciação das áreas técnicas do BC, além de avaliação pela Diretoria Colegiada e outras instâncias decisórias. Por isso, neste momento, não há um cronograma para a publicação e vigência de eventuais medidas”, informou.