Ataque terrorista ao Consulado dos EUA em Porto Alegre? Veja imagens!

Um movimento incomum pôde ser visto e ouvido no Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre. Tiros, bombas, sirenes, correria e alarmes fizeram parte da simulação anual realizada pela pelo consulado nesta quarta-feira (9), no bairro Passo d’Areia. 

As forças de segurança envolvidas na ação movimentaram as ruas do entorno do prédio e atraíram a atenção de populares. 

Durante a simulação, a Rua Bezerra de Menezes foi fechada no trecho entre as avenidas Assis Brasil e Grécia, na Zona Norte, entre às 13 horas e 14 horas. Cerca de 40 pessoas pararam para conferir a movimentação. 

O governo norte-americano costuma realizar exercícios do tipo anualmente em seus consulados ao redor do mundo. O serviço tem como objetivo preparar os funcionários para a melhor forma de reagir diante de situações de emergência e coordenação de serviços acionados. “Fazemos esse tipo de exercício todos os anos em nossos postos diplomáticos, mas aqui, em Porto Alegre, deste tamanho, é a primeira vez que temos essa colaboração tão grande tanto da segurança pública quanto da vizinhança. Para nós, é uma oportunidade para testarmos os protocolos para gerenciamento de crises”, explica o diretor regional de segurança do Consulado-Geral dos EUA na Capital, Davis Wallentine. Ainda conforme ele, mais de cem pessoas estão envolvidas no exercício. 

Como foi a simulação de ataque terrorista em Porto Alegre

Inicialmente, a simulação tem início com uma explosão no terreno ao lado do consulado. Logo após, um carro com falsos terroristas rendeu os vigilantes do portão de entrada da representação diplomática. Os bandidos tentam invadir o prédio quando uma série de protocolos das forças de segurança têm início. 

Agentes da Brigada Militar e do Bope chegam na cena e iniciam a neutralização das ameaças. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participaram da ação.