Assaltos no transporte público em outubro caem quase 70% no Rio Grande do Sul

Os assaltos a passageiros e funcionários que trabalham no transporte coletivo de Porto Alegre apresentaram uma queda significativa de 69,4% no Rio Grande do Sul no mês de outubro em relação ao mesmo período no ano anterior. 

Foram registradas, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), 34 ocorrências contra 111 em 2021, considerando ônibus, lotação e metrô. 

O acumulado desde janeiro apresenta uma diminuição de 49% dos assaltos. Em 2021 foram 1.010 casos registrados contra os 515 registros em 10 meses neste ano. 

Roubo de veículos cai no Rio Grande do Sul

Os casos de roubo de veículo também diminuíram no estado. Com 393 registros em outubro, o número se mostra 3,9% abaixo do obtido no mesmo mês em 2021. A baixa foi considerada no somatório de janeiro a outubro, com 9,3% ocorrências a menos, ou seja, 382 veículos  não foram roubados no RS. 

Em Porto Alegre o cenário também é de queda nestes crimes. Roubos de veículos caíram 4,4% em outubro, sendo que nos 10 primeiros meses a retração apontada foi de 7,7%, sendo que 123 não foram roubados em comparação com o total apresentado em 2021. 

De acordo com o governo do Estado, algumas operações foram fundamentais para esta queda geral. “Com o retorno das atividades da Operação Desmanche, uma das principais ações desenvolvidas pelo Estado para o enfrentamento ao roubo de veículos, contribuiu para a manutenção na queda destes indicadores”, aponta.

Tanto a Capital como cidades da Região Metropolitana receberam, após o período intenso da pandemia, uma força-tarefa que retomou as atividades em desmanches. Nestas ações, aproximadamente 180 toneladas de sucata automotiva foram recolhidas.