Aposentados voltam a ter direito no desconto em consignado

Os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos no crédito consignado terão direito a recuperar o valor.

O resgate poderá ser feito através do Sistema Valores a Receber do Banco Central a partir do dia 02 de maio, que é quando inicia a segunda fase do programa. O total estimado para esta leva é de R$4 bilhões a serem devolvidos.

A modalidade vai se encaixar no caso de: “recursos descontados em folha dos clientes de operações de crédito consignado em uma determinada instituição, mesmo após a portabilidade do crédito para outra instituição”.

Aposentados poderão recuperar descontos indevidos no Sistema Valores a Receber

A primeira fase do programa que promete devolver valores “esquecidos” aos cidadãos e empresas já está no ar. Vale acessar o site para conferir se nesta primeira leva você tem possui algum dinheiro a ser resgatado. Abaixo, deixamos um passo a passo de como proceder:

  1. Acesse o site oficial: valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Digite o CPF ou CNPJ. Logo abaixo, informe a data de nascimento ou data de criação da empresa;
  3. Caso você não possua valores a receber, aparecerá uma mensagem que diz: “Atualmente você não tem valores a receber”; o sistema também informará para que você realize uma nova consulta no dia 02/05, dia que marca o início da segunda fase do programa.
  4. Caso haja valores a receber, o sistema indicará uma data de retorno ao site, entre 7 a 25 de março.

Condições para saque

Atenção! O BC instituiu algumas condições para que o solicitante consiga sacar o valor esquecido. Dentre elas está o cadastro no sistema Gov.br, plataforma do governo federal.

Na data indicada para retorno ao site, caso o saldo seja positivo, o sistema solicitará uma chave Pix da sua conta na instituição financeira. O valor deve ser devolvido em até 12 dias úteis.

Caso o cliente não informe uma chave Pix, o banco no qual deverá devolver o valor entrará em contato solicitando dados de uma conta bancária para transferência via TED.