Após queda de ponte, Torres interdita pontos turísticos por deslizamentos

Após queda da ponte pênsil em Torres, devido a grande quantidade de pessoas que estavam na estrutura, o prefeito do município resolveu se prevenir, a fim de evitar que outra ponte, um dos importantes pontos turísticos do RS, caia no local.

Na terça-feira (7), os pedestres do Litoral Norte foram proibidos pela Defesa Civil de Torres, de passar em dois pontos turísticos do município: o caminho da santinha e a ponte de madeira do Morro das Furnas. Tal bloqueio foi feito devido a chuva intensa que ocorreu no início da semana, causando enchentes na região.

O caminho da santinha é famoso pela gruta para Nossa Senhora Aparecida e por servir de passagem para a praia da Cal pelo calçadão. O local foi interditado devido a pedras irregulares que poderiam cair.

Após realizarem a vistoria dos dois pontos turísticos, os técnicos do munícipio decretaram que há grandes riscos de queda em ambos os locais. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Eloi do Nascimento, foram inseridas placas informativas nas áreas. O coordenador também afirma que em 2011 foi feito um laudo pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que já previa o problema.

Pontos turísticos serão liberados nos próximos dias

Segundo Carlos Souza, prefeito do local, o bloqueio preventivo no município foi feito da mesma forma que o bloqueio dos molhes durante o Carnaval. No dia 7, o prefeito afirmou que a liberação seria avaliada nos próximos dias.

“Devido às últimas chuvas, tomamos uma decisão preventiva de isolar. São costões rochosos com possibilidade de deslizamentos. O mar estava bastante revolto nos últimos dias e com muitas pessoas indo lá na pontezinha, principalmente pescadores. Isolamos os locais assim como fizemos nos molhes no período de chuva forte no Carnaval.” O prefeito ainda diz que é preciso aguardar até sábado. “Hoje pela manhã choveu forte. Até sábado há previsão de chuva. Vamos esperar”, finaliza. 

O caminho da santinha, muito querido pelos moradores do local, foi construído em 1974. Atualmente, ele faz parte da cultura de Torres.

A pontezinha também tem grande importância para o local, já que servia para a produção de cal no século XIX.