Aplicativo de Pagamento Apple Pay é considerado anticompetitivo? Entenda

A Comissão Europeia liberou um comunicado nesta terça-feira (2) alegando que o aplicativo de pagamento Apple Pay é considerado anticompetitivo. A empresa estava sendo investigada por práticas antitruste desde 2020 e, quase dois anos depois, a comissão concluiu que a Apple está abusando da sua posição e enviou uma notificação à empresa. 

De acordo com a comissão, a Apple “abusou de sua posição dominante nos mercados de carteiras móveis em dispositivos iOS”. As autoridades acusam a empresa de restringir o uso do chip NFC no Iphone. Com isso, os concorrentes ficam impedidos de usufruir da tecnologia, ficando restrito o uso do recurso por instituições financeiras no Apple Pay.

Caso essa conduta seja confirmada, a empresa pode ser condenada a pagar uma multa de até US $36 bilhões.

O que é o pagamento Apple Pay?

O Apple Pay é um sistema de pagamento online para dispositivos Apple. O usuário efetua o pagamento sem  necessidade de usar um cartão de crédito ou débito físico. Em vez disso, paga usando um dispositivo Apple, como um iPhone, iPad ou Apple Watch.

Como funciona o pagamento via Apple Pay?

O sistema Apple Pay funciona da seguinte forma: o usuário armazena os dados dos cartões de crédito e débito na carteira Apple e, quando for efetuar algum pagamento, basta digitar a senha do telefone ou usar o Touch ID para ativar o dispositivo, mantendo-o próximo ao leitor da maquininha de cartão. 

Para quem está acostumado a fazer pagamentos por aproximação, é muito semelhante. No entanto, diferentemente do pagamento via contactless, não há limite de valor para quanto o usuário pode gastar usando o Apple Pay (a menos que um tenha sido definido pelo comércio onde está sendo efetuado o pagamento.) 

É possível escolher com qual cartão pagar entrando na carteira cada vez que paga ou, para facilitar, predefinir um cartão preferido para usar a cada pagamento.