Aluguel mais caro em Porto Alegre: capital gaúcha registra aumento de quase 10% no valor; veja dados

Para as famílias que estão na busca de aluguéis em Porto Alegre, pode-se perceber um aumento significativo nos preços deste ano, em comparação com 2022. O valor médio do aluguel residencial cresceu 9,5% no acumulado de 12 meses fechados em setembro deste ano na capital.

Vale ressaltar que o levantamento é do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi-RS). Alguns aspectos que ajudam a explicar este movimento são: readequação de preços após anos de defasagem, valor elevado de imóveis para compra e lei da oferta e demanda.

Confira mais informações sobre o aumento expressivo do valor do aluguel em Porto Alegre!

Dados demonstram aumento do aluguel em Porto Alegre

De acordo com o Vice-presidente de Locações do Secovi-RS, Leandro R. de Moraes Hilbk, a alta observada nos preços dos aluguéis no período é um reflexo da oferta e demanda.

“Em princípio, a gente tem previsão de um certo crescimento da economia neste ano, tem um desenvolvimento do país, uma linha de previsão para o futuro. O pessoal está se sentindo com mais disposição para procurar o seu imóvel. Com isso, vai aumentando a demanda e o preço sobe junto”, destaca Hilbk.

Além disso, o professor Alberto Ajzental, coordenador do curso de Negócios Imobiliários da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cita que a defasagem nos preços do aluguel em anos anteriores diante da impossibilidade de acompanhar os índices de inflação.

Reflexo dos juros altos

Com isso, Ajzental também destaca o efeito da taxa de juro no mercado imobiliário, como forma de explicar o movimento de alta.

“Quando você tem a aquisição do imóvel novo, a pessoa sai do aluguel e vai para a moradia que comprou. Libera e cria mais oferta de locação. Se as pessoas do aluguel não estão saindo, não tem tantas residências para alugar. O país cresce, as famílias crescem e o preço do aluguel também fica mais caro por conta dessa oferta menor.”

Imagem: Divulgação / Prefeitura de Porto Alegre