Alerta! Rio Grande do Sul deve ter temporais durante os próximos dias

Os próximos dias no Rio Grande do Sul devem ser marcados pela forte presença de temporais com raios e ventos de até 60 km/h. A previsão do tempo para o restante da semana aponta para período mais nublado, pancadas de chuva e granizo.

Segundo meteorologistas, as chuvas devem ser fortes e isoladas e ocorrem pela maior parte do estado gaúcho. As temperaturas caem, e em algumas áreas do estado os altos volumes de precipitação podem até trazer um alívio para as áreas impactadas pela estiagem.

Temporais trazem risco para o Rio Grande do Sul

O tempo nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul já começa nublado e com condições de chuva. De acordo com a previsão da Climatempo, o dia traz queda nas elevadas temperaturas dos últimos dias. As precipitações começam a partir do período da tarde, e devem ocorrer até a noite.

Para toda a semana, há alerta meteorológico para tempestades, com raios e rajadas de vento em grande parte do Rio Grande do Sul. Em especial no litoral, os gaúchos devem ficar alerta para rajadas de vento de 40 a 60 km/h.

De acordo com a previsão da MetSul, as cidades da Campanha, Zona Sul e Oeste devem registrar os maiores volumes de chuva, entre 30 e 80 mm e com possibilidade para os temporais durarem várias horas. Nesses municípios, como Bagé, os altos volumes podem ajudar a amenizar os efeitos da estiagem. Não será suficiente para acabar com o racionamento de água, mas representa o início de um período de melhoras em relação à seca.

Já na Serra e Nordeste, os volumes ficam entre 30 e 50 mm, de forma geral. Alguns pontos podem registrar volumes maiores, por conta da irregularidade dos temporais. Porém, mesmo com os altos índices de precipitação, não há melhoras no quadro da seca para as regiões Norte e Nordeste.