Alerta! Regiões do RS devem ter muita chuva nos próximos dias

Os próximos 10 dias contarão com chuva intensa e contínua no Rio Grande do Sul, principalmente na Região Metropolitana e na Região Norte. Isso porque, o fenômeno El Niño e as ondas de calor previstas para o centro-oeste, sudeste e norte brasileiro contribuem para o longo período chuvoso.

De acordo com meteorologistas, as chances de temporais e eventos como enxurradas e cheias dos rios por conta do volume de água podem ser recorrentes. Por isso, as autoridades devem estar em alerta para atender a população.

O período estendido de chuva deve atingir todas as regiões do Rio Grande do Sul, contudo, a boa notícia é que o perfil de chuva será variado.

Chuvas intensas atingem o RS

Vale ressaltar que a intensidade e o volume de chuva vão variar a cada dia e região, tornando-a mais inofensiva. A previsão é de pancadas passageiras ou garoas pontuais.

“Esses dias consecutivos de chuva não são nada fora da normalidade. Quando se tem um bloqueio atmosférico, podemos ter episódios como esse, já que o Estado fica posicionado bem onde estão as áreas de chuva. Agora temos uma massa de ar muito seco e muito vento na atmosfera, bloqueando a passagem das frentes frias. Então, dentro de todas essas áreas de instabilidade que vão predominar, certamente teremos altos volumes acumulados”, garante o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Flávio Varone.

Novembro traz dias quentes e chuvosos

Ainda de acordo com meteorologistas, a previsão para novembro são dias mais quentes que a média histórica, com muito volume de chuva. Além disso, ondas de calor serão mais comuns neste mês.

“Já sabíamos que ia ser um mês chuvoso e que a chuva ia estar mais distribuída para a Metade Norte. Durante os próximos dias, existe, inclusive, o risco de transtornos por conta dos altos volumes de chuva, como enxurradas, cheias de rios e enchentes”, afirma Vanessa.

Imagem: Reprodução / Alex Rocha / PMPA