Alerta importante para quem utiliza serviço da Uber em Porto Alegre

Em 2022 e em outubro, duas mulheres tiveram seus objetos furtados após utilizar o Uber Flash em Porto Alegre, modalidade da plataforma Uber que permite que os clientes enviem ou recebam itens. Segundo as vítimas, teriam sido levados um celular e um notebook.

As mulheres ainda afirmaram que relataram o problema à empresa e que registraram o caso na polícia, mas que mesmo assim, os eletrônicos não foram localizados e nem foi feita reparação financeira.

À reportagem da GZH, a Uber afirmou que suspendeu temporariamente um dos entregadores, “enquanto são feitas as apurações do caso” e que “não tolera nenhum comportamento criminoso”. A empresa também afirmou que objetos com preço superior a R$ 500 não devem ser enviados e que consta nos termos do serviço que a empresa não se responsabiliza em caso de problemas.

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O suposto furto mais recente ocorreu no dia 6 de outubro. Na data, a cliente da plataforma solicitou uma viagem de Uber Moto em seu endereço, no bairro Santana. Segundo a vítima, ela precisava enviar um celular a uma amiga, como empréstimo. O aparelho valia cerca de R$ 1 mil.

De acordo com a jovem de 27 anos, ela enrolou o celular em uma toalha e o colocou dentro de uma sacola, “escondido”. Ela diz que ao dar o objeto para o entregador, voltou para o prédio em que mora, e que logo em seguida, recebeu a notificação de que a corrida havia sido cancelada. A moça ainda afirma que o homem não marcou que pegou o objeto, “só cancelou, como se ainda não estivesse com o item.”

A vítima diz que entrou em contato com a Uber, pelo próprio aplicativo, mas que o problema não foi resolvido.

Outra mulher, de 64 anos, relatou à GZH que enviou um notebook pela plataforma em 3 de março de 2022, mas que nunca o recebeu de volta.

Segundo a vítima, ela combinou com um técnico de mandar o notebook pelo aplicativo, para que ele instalasse alguns programas.

Ela ainda afirma que enviou a máquina embrulhada e dentro de uma sacola, em uma viagem que partiu do bairro Santana até o Chácara das Pedras, onde o profissional mora. Apesar de tudo ter ocorrido normalmente na primeira corrida, na segunda, quando o aparelho seria devolvido a ela, teria ocorrido o furto.

A mulher conta que entrou em contato com a Uber e que chegou ir ao prédio da empresa com o técnico, mas que não recebeu nenhum tipo de ajuda e foi impedida de entrar no local.

Em nota, a Uber afirmou que objetos de valor alto não devem ser enviados pela modalidade e que ela não se responsabiliza pela perda.

Ambas as mulheres procuraram a polícia. O boletim da jovem ainda não chegou aos agentes, e o caso da idosa segue sendo investigado.

Imagem: Oleksandr Lutsenko/Shutterstock