Inmet emite alerta de temporal para região do RS nesta terça-feira (17)

Na tarde desta segunda-feira (16), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho (grande perigo) para as cidades Água Santa, Ajuricaba, Alecrim, Alegrete, Alegria e Almirante Tamandaré do Sul, todas gaúchas, e para as catarinenses Abelardo Luz, Águas de Chapecó e Águas Frias.

De acordo com o instituto, os municípios podem registrar chuvas superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo entre às 17h desta segunda e 10h desta terça (17) . Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

No caso de chuvas intensas, o Inmet dá as seguintes recomendações:

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Inmet emite alertas amarelo e laranja para o RS

O Inmet também alerta que até às 23h59 desta segunda-feira, as cidades de Aceguá, Arroio do Padre, Arroio Grande, Bagé, Camaquã, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito e Chuí podem ser atingidas por chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

O risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo.

Um alerta laranja, válido até às 23h59, também foi emitido para as cidades de Aceguá e Água Santa para Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.