Alerta de PERIGO para tempestades foi divulgado para RS, SC e PR; confira

Ainda nesta quarta-feira (4), o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem registrar chuvas intensas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu alertas de perigo potencial e perigo para tempestade nos três estados.

De acordo com o Instituto, no RS e em parte de SC e do PR, o volume de chuva pode atingir 50 mm/dia. Os ventos serão intensos (40-60 km/h), e ainda há risco de queda de granizo. O risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo. O alerta é amarelo (perigo potencial).

Inmet emite alerta laranja para tempestade para cidades de Santa Catarina e Paraná

Nos municípios de Abdon Batista, Abelardo Luz, Agrolândia, Agronômica, Água Doce, Águas Frias, Águas Mornas, Alfredo Wagner, Anchieta e Angelina, todos em SC, o alerta é laranja (perigo). A chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, os ventos serão intensos (60-100 km/h), e há chances de haver queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O alerta também é laranja para as cidades de Abatiá, Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Altamira do Paraná, Altônia, Alto Paraíso e Alto Paraná, todas no PR.

Na quinta-feira (5), as chuvas devem ficar mais concentradas entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, mas já em menor volumes.

O Inmet recomenda que durante as tempestades, os moradores das áreas atingidas ajam da seguinte maneira:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Para obter mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Imagem: Freepik