Agricultores de SC estão PROIBIDOS de plantar a partir de dezembro; entenda

Após o dia 29 de dezembro, os agricultores de Santa Catarina (SC) estarão proibidos de plantar soja. Isso porque, o período de plantio do produto foi reduzido a 100 dias para a safra de 2023/2024, como prevenção de uma praga. A nova data foi definida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e a medida foi confirmada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A nova regra estabelece um “calendário de semeadura” de cem dias. O calendário do Mapa faz parte do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), e foi feito com o objetivo de reduzir o inóculo da ferrugem asiática da soja, uma das piores pragas no plantio da semente.

Segundo o Ministério, as alterações para essa nova safra foram feitas a partir da análise dos dados adquiridos no levantamento do Consórcio Antiferrugem, que observou o aumento nos relatos da ferrugem asiática da soja na safra 2022/23, devido a escassez de chuvas que marcou a época, conforme dados divulgados pela Embrapa Soja.

Entenda mais sobre a ferrugem asiática, capaz de destruir a soja de SC

A ferrugem asiática pode provocar pequenos danos, como o amarelecimento das folhas, assim como pode fazer grandes estragos, como o desfolhamento das plantas, o que prejudica o desenvolvimento e enchimento dos grãos.

Quando afetada, a lavoura tem perdas de produtividade, o que acaba aumentando os custos para o controle da doença pelo produtor.

Deputado afirma ser contra ao novo prazo para o plantio de soja em SC

Em entrevista à NDTV, o deputado federal Pezenti (MDB) afirma que o prazo para o plantio em Santa Catarina não é suficiente.

“O problema é que no dia 29 de dezembro a maioria dos pequenos produtores vai ter seu único e pequeno terreno ocupado com outras culturas. Na próxima semana vou apresentar um projeto para rever essa portaria que é muito grave e vai afetar o pequeno agricultor”, declara.

Imagem: Secom/Divulgação