A MP do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e BPC terá data prorrogada? Entenda

A Medida Provisória que institui o empréstimo consignado do Auxílio Brasil beneficiários do BPC/LOAS teve o prazo para votação prorrogado em 60 dias. Ou seja,  a MP precisa ser votada pelos parlamentares antes do vencimento do novo prazo para que o projeto se torne lei. A ampliação do prazo foi divulgada no Diário Oficial da União no dia 13 de maio.

Quando o empréstimo consignado do Auxílio Brasil estará disponível?

Apesar do governo ter anunciado a novidade, o empréstimo ainda não está disponível. 

Segundo informações do Ministério da Cidadania, a nova modalidade deve ser liberada ainda no mês de maio, assim que o governo acertar as regras para a concessão do crédito.

Caso seja liberado, o beneficiário poderá contratar o crédito através do Caixa Tem. O valor que poderá ser comprometido com as parcelas do empréstimo será de 35% no empréstimo pessoal e 5% para despesas com cartão de crédito.

Por exemplo, quem recebe o Auxílio Brasil no valor de R $400,00, o valor máximo da parcela a ser descontada mensalmente do benefício será de R $140,00 para empréstimo e R $20,00 com despesas no cartão de crédito.

Quem poderá solicitar o crédito?

Qualquer beneficiário do Auxílio Brasil poderá contatar o crédito consignado ao benefício. Atualmente, cerca de 17 milhões de famílias fazem parte do programa de transferência de renda do Governo Federal.

Qual o valor do empréstimo?

O Governo Federal ainda não definiu quais os valores estarão disponíveis para empréstimo consignado ao Auxílio Brasil. Além do valor, o governo também ainda não decidiu qual será a taxa de juros. 

O empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de contratar crédito que desconta o valor da parcela diretamente da folha de pagamento do trabalhador ou aposentado. Essa opção é a que tem o valor da taxa de juros mais baixa do mercado.

Empréstimo para beneficiários do BPC/LOAS

Além do empréstimo para beneficiários do Auxílio Brasil, o governo também anunciou a modalidade para quem recebe o benefício BPC/LOAS. Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo