Novo vírus gera preocupação para população do RS

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou que, neste ano de 2023, houve 587 internações e cinco mortes causadas pelo vírus sincicial, doença respiratória que afeta principalmente crianças, no Rio Grande do Sul. A maioria dos pacientes hospitalizados, cerca de 94,9%, são menores de nove anos.

Os especialistas alertam que o inverno é a época em que os casos de infecção pelo vírus sincicial aumentam. O infectologista Fabrizio Motta explica que o VSR é um vírus respiratório como outros que causam gripes e resfriados.

Infectologista alerta para os riscos do VSR, doença que afeta principalmente crianças e idosos.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é uma infecção que afeta as vias aéreas superiores, causando sintomas como tosse, coriza, espirros e falta de ar. De acordo com o infectologista Eduardo Sprinz, em casos mais graves, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes, o vírus pode atingir os pulmões e causar bronquiolite.

Os sintomas do VSR podem evoluir rapidamente, com uma respiração mais acelerada e até mesmo boca azulada, indicando falta de oxigenação adequada. Por isso, é importante buscar ajuda médica caso os sintomas persistam ou se agravem.

O médico alerta para a importância de evitar toques e contato com crianças infectadas e de higienizar as mãos frequentemente, além de ensinar as crianças a fazer o mesmo.

Ainda não existe vacina contra o VSR, segundo Eduardo Sprinz, mas ele acredita que em breve a doença poderá contar com um imunizante.

Fonte: g1

Kate Mangostar/freepik.com