Gaúchos que sonham em ir para os Estados Unidos recebem péssima notícia

Há uma péssima notícia para os gaúchos que planejam ir para os Estados Unidos. Desde a pandemia, está mais difícil conseguir o visto para entrar nos EUA, e agora, os novos pedidos no consulado de Porto Alegre tem fila de espera de mais de um ano.

A informação foi apurada em uma reportagem da RBS TV — segundo o jornal, a próxima data disponível para a entrevista para o visto estadunidense é no dia 11 de julho de 2024. O escritório de Porto Alegre teve aumento de 33% na emissão de vistos de turistas e negócios. Confira mais informações abaixo.

Viagem para os Estados Unidos fica mais difícil

A lentidão para o agendamento das entrevistas está associada com a pandemia. Desde o ápice da proliferação da covid-19 no mundo, as solicitações para conseguir o documento têm ficado represadas no consulado de Porto Alegre.

O consulado americano afirma estar trabalhando para melhorar a situação, com a contratação e treinamento de novos funcionários para atender a nova demanda.

A situação é similar também em outros pontos do Brasil. Em São Paulo, há o maior tempo de espera de todo o país: os moradores da região que queiram viajar para os Estados Unidos terão que esperar 589 dias para conseguir agendar a entrevista — a data mais próxima é 2 de dezembro de 2024.

Em outras cidades, o tempo de espera é similar ao de Porto Alegre. No Rio de Janeiro, as próximas vagas só estarão disponíveis em 464 dias, em 30 de julho de 2024. Em Brasília e Recife, é de 442 e 422 dias, respectivamente.

Outra notícia também dificultou a situação para os turistas com interesse em viajar para os Estados Unidos — recentemente, foi confirmado que o custo para emitir o visto americano para turismo e negócios ficará mais caro a partir do dia 30 de maio. Confira mais informações clicando aqui.

Imagem: Reprodução / O Globo