Chuvas de março foram suficientes para livrar RS da estiagem?

A região Sul do Rio Grande do Sul começa a se recuperar da forte seca que ocorreu em janeiro e fevereiro, que resultou na queda do nível dos rios. Embora as precipitações em março tenham sido acima da média, ainda é necessário um longo caminho para se alcançar um cenário ideal. Ingrid Petry, hidróloga da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), afirma que a chegada do outono favorece o aumento das chuvas no estado.

“A gente tem chuvas em algumas regiões um pouquinho acima da média, e outras abaixo. Em relação a fevereiro, por exemplo, a gente já tem mais chuva do que em fevereiro, que em geral foi abaixo da média no Estado inteiro. Isso representa uma gradativa recuperação da questão hidrológica no Estado”, disse.

Com o fim do verão e a chegada do outono, há expectativa de que ocorra uma recuperação nos níveis dos rios na região sul do Rio Grande do Sul. No entanto, os postos de monitoramento de água ainda indicam níveis muito baixos, incluindo Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, mesmo com a precipitação acima da média registrada em março. É importante acompanhar a situação e tomar medidas para preservar os recursos hídricos da região.

“A maioria delas têm níveis mais seguros em relação à estiagem, algumas em normalidade, mas variando entre níveis normais e níveis alerta”, observa.

Recuperação gradativa das bacias hidrográficas do Sul do Rio Grande

Segundo Ingrid, a recuperação das bacias hidrográficas na região Sul do Rio Grande é gradual, mas já apresenta sinais positivos em algumas áreas. O Rio Uruguai, por exemplo, apresenta níveis em segurança que variam de níveis normais até níveis de alerta. No entanto, bacias como a do Camaquã e baixo Jacuí ainda apresentam níveis críticos.

Na estação Cais Mauá, o nível da água do Guaíba registrava 49 cm nesta terça-feira, indicando uma melhoria lenta após atingir sua menor marca no último domingo, quando a marcação chegou a 24 cm. Com a chegada do outono e do inverno, espera-se uma redução na evaporação de água devido às temperaturas mais amenas, o que pode contribuir para um aumento gradual das chuvas e uma melhoria na umidade do solo.

Imagem: Reprodução / SAFRAS & Mercado