Brasileiros endividados recebem notícia preocupante

Na segunda-feira (27), a Serasa Experian divulgou que 70,1 milhões de consumidores inadimplentes foram registrados no Brasil em janeiro deste ano. Em 2018 o número de brasileiros endividados era de 59,3 milhões, ou seja, houve um aumento de 18% em apenas cinco anos.

De acordo com o estudo realizado pela Serasa, a inflação e os juros altos são os principais fatores responsáveis pelo crescimento da inadimplência no Brasil no início de 2023. Atualmente, os bancos e cartões (29,6%), empresas de utilities/contas básicas de água, luz e energia (21,5%) e as redes varejistas (11,3%) são os segmentos que mais concentram dívidas.

Brasileiros endividados podem renegociar suas dívidas no Feirão Limpa Nome

Os dados foram divulgados por meio de um anúncio da edição extraordinária do Feirão Limpa Nome, que teve início na segunda (27). Na ação, os consumidores podem renegociar dívidas com bancos, financeiras, telefônicas, entre outras empresas. A negociação pode ser feita pelo site www.serasa.com.br, app Serasa no Google Play e App Store, 0800 591 1222 (ligação gratuita) ou WhatsApp (99575–2096).

Além disso, os devedores poderão ser atendidos presencialmente nas mais de 11 mil agências dos Correios distribuídas, pagando uma taxa de R$3,60.

Em 2022, a inadimplência no Brasil caiu entre os meses de novembro e dezembro, após a realização do grande evento de negociações de dívidas.

Os brasileiros inadimplentes poderão renegociar as dívidas em cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito, com exceção das que tenham bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis).

Governo Lula cria programa para atender pessoas endividadas

O governo Lula informou na segunda-feira (27), que o lançamento do programa criado para atender inadimplentes deve ser anunciado nas próximas semanas. O programa visa prestar auxílio principalmente aos brasileiros que contraíram empréstimo consignado oferecido pelo Auxílio Brasil em 2022, modalidade implantada com o objetivo de incluir pessoas inadimplentes de volta à economia.