Jovem é achada morta e enterrada embaixo da própria casa em SC

Na última terça-feira (7), uma jovem de 22 anos foi encontrada enterrada embaixo de sua própria casa, em Santa Catarina, após ter sido assassinada. O suspeito, companheiro da vítima, foi preso na quarta-feira (8), após ser encontrada na casa de seu irmão.

Segundo Fernando Padilha Figueiredo, o delegado responsável pelo caso, o corpo da vítima foi encontrado cerca de 30 horas após o assassinato. “Os policiais da delegacia, incansáveis, continuaram, desde a madrugada de ontem [terça-feira], buscando esse corpo nas imediações do local. Até que, ao fim da tarde, foi localizado o cadáver da feminina, escondido embaixo da casa”, disse.

A vítima era Jéssica Rayara, uma jovem natural de Pernambuco, que vivia com seu companheiro e dois filhos em Ituporanga, Vale do Itajaí.

Segundo a Polícia, as duas crianças, de 2 e 5 anos, foram encontradas sozinhas na residência onde ocorreu o crime, e em seguida, foram encaminhadas à um abrigo.

Denúncia por violência doméstica antes de ser morta e enterrada

Segundo o portal g1, Jéssica teria denunciado o companheiro em 2022, após ser vítima de violência doméstica.

“Ela registrou um boletim de ocorrência ano passado. Não apresentava lesão, não havia testemunhas indicadas. Foi intimada por diversas vezes e não compareceu nenhuma delas prestar esclarecimentos”, disse o advogado do caso.

No momento, a Polícia investiga o caso como feminicídio.

O que é feminicídio segundo a lei?

Segundo a Lei nº 13.104/15, o indivíduo pode ser acusado de feminicídio quando o assassinato envolve violência doméstica ou discriminação por conta do gênero da vítima.

O feminicídio é resultado da violência doméstica, que pode ser classificada como qualquer violência cometida contra a mulher, exclusivamente pelo fato de ela ser mulher.

O feminicídio está na lista de crimes hediondos e é qualificado como homicídio. As penas mais altas variam entre 12 e 30 anos.