Festival de cinema estudantil: produções de mais de 90 países são reunidas em Alvorada

Alvorada receberá, neste sábado (3), a 8ª edição do Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada (Fecea), evento que premiará as melhores produções do ano feitas por alunos do ensino fundamental, médio, universitários e outros membros de instituições públicas e privadas.

Nesta edição, filmes de 92 países estão na disputa. Ao todo, 1.128 produções de até 20 minutos foram inscritas no festival. Além das obras brasileiras, os conteúdos vêm de lugares como os Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Filipinas, Mongólia, Ucrânia, Uzbequistão e até Burkina Faso

 A entrega dos troféus ocorrerá na Câmara Municipal de Alvorada, localizada na Rua Contabilista Vitor Brum, 21, Maringá, a partir das 16 horas. 

O Fecea é produzido pelo Clube das 5, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e pelo Primeira Tela, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel Brizola. Ambos os projetos são coordenados pelos professores André Bozzetti e Adailton Moreira, respectivamente. 

Em entrevista à GZH, Bozzetti conta que o evento proporciona uma troca de experiências única. “A gente foi premiado lá, mas o legal foi assistir aos filmes de outras cidades, de outras escolas. Pensamos que aquilo era um negócio legal de oferecer para os nossos alunos também, levar para Alvorada esse intercâmbio de cinema estudantil, com alunos dos mais variados lugares”, diz. 

O Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada é dividido em: séries iniciais, do primeiro ao quinto ano; séries finais, do sexto ao nono ano; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e universitários. Todas as produções são avaliadas por um corpo de jurados composto por professores, profissionais do audiovisual e jornalistas.