Situação da Visate preocupa população de Caxias do Sul; Entenda o motivo

Mais um caso envolvendo problemas financeiros da Visate causou transtornos à população de Caxias do Sul. Os funcionários da concessionária fizeram uma paralisação, nessa terça-feira (8), protestando contra o recebimento de apenas 30% do salário de novembro. 

O problema entre a empresa de transporte coletivo e os colaboradores se estendeu até o período da tarde, quando a Visate conseguiu enfim garantir o pagamento após realizar um empréstimo bancário. 

Ainda que a paralisação tenha sido resolvida, a Visate continua sem recursos para manter o pagamento integral, causando insegurança tanto em quem trabalha para a empresa quanto para quem utiliza seus serviços. Neste mês, um aporte federal deve ser utilizado para cobrir o valor referente ao empréstimo, no entanto, conforme a concessionária, há uma dívida de R$ 3 milhões contraída com uma fornecedora de óleo diesel, além de R$ 11 milhões para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Visate pode ter atividades paralisadas 

Uma reunião da Comissão do Desenvolvimento Urbano, presidida pelo vereador Adriano Bressan (PTB), realizada também na terça-feira (8), citou a possível paralisação das atividades da Visate em razão dos transtornos causados à população. O encontro ocorreu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.  “Até quando isso vai acontecer? Vamos ser surpreendidos novamente em 30 ou 40 dias?  A gente sabe que vem aí o período de férias, com o pagamento do 13º salário. Quais foram as ações da empresa para a sua saúde financeira?”, apontou Bressan. 

O encontro também tratou sobre a possibilidade de realização de uma auditoria na empresa. “Precisamos de uma auditoria até para passar segurança à comunidade que não vamos ser pegos de surpresa. Sem uma auditoria não temos como saber. Vamos voltar a nos reunir em dois ou três dias e definir um plano B”, pontua o vereador.