Black Friday: veja as principais fraudes desta época e como se proteger!

Muito esperada ao longo do ano, as promoções de Black Friday iniciam neste mês de novembro.

Nesta época, promoções exclusivas de diversos produtos movimentam o mercado. Por outro lado, o período também acabou se tornando muito famoso pelos golpes aplicados nestes “descontos imperdíveis’.

O especialista em segurança da informação da ESET Brasil, Daniel Barbosa, explica que a Black Friday é o período de mais incidência de golpes, pois os cibercriminosos utilizam da sazonalidade para aumentar os ataques. 

“Para um golpe acontecer, duas pessoas precisam querer se dar bem”, disse Barbosa. “A pessoa acaba ficando com tanto medo de perder alguma promoção, que pode acabar passando por cima de suas barreiras críticas e não analisando que os descontos são irreais”, contou. 

Como se proteger dos golpes da Black Friday?

De acordo com Daniel Barbosa, os golpes mais comuns na Black Friday são os phishings enviados por e-mail e por aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp, com textos prometendo descontos imperdíveis. 

O especialista também alertou que as pessoas devem desconfiar dessas promoções vindas de amigos, pois grande parte destes golpes pedem que a pessoa compartilhe com um certo número de usuários para ganhar a promoção. “Provavelmente ele já caiu no golpe e está repassando sem saber”. 

Daniel pede para que os consumidores se atentem na forma como os descontos chegam e sempre procurem confirmá-los na mídia tradicional, ou até mesmo dentro dos sites oficiais das lojas que estão prometendo promoções.