5G chegará nas escolas públicas até março de 2023? Veja projeto da Anatel

Na última segunda-feira (24), o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali, apresentou o cronograma da instalação do 5G nas escolas. O projeto-piloto que pretende levar o 5G para as escolas públicas promete revolucionar a educação até março de 2023.

Espera-se que as primeiras escolas estejam com a tecnologia ainda em novembro. Serão alcançados 177 estabelecimentos, em 10 cidades brasileiras, até março. A estimativa foi compartilhada pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

A intenção é nivelar a qualidade de conexão em todas as escolas da rede pública do Brasil. Inicialmente, é necessário que o projeto seja aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel.

Conforme determinação do edital do 5G, mais de R$ 3 bilhões foram disponibilizados para financiar a conexão nos locais. Pelos próximos três anos, o projeto-piloto planeja instalar internet nas escolas e servirá como base para conectar aproximadamente 12 mil escolas que ainda estão fora da rede mundial de computadores em todo território nacional.