Programa Sports Diplomacy é promovido pelo Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre

A partir desta segunda-feira (24), a primeira edição do Programa Sports Diplomacy do Departamento de Estado dos EUA, voltado para o tênis, será realizado em Porto Alegre.

Pela parceria entre o Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre e o projeto social WimBelemDon, 200 jovens participarão de atividades lideradas pelos ex-tenistas profissionais americanos – os Sports Envoys – Vania King e Nicolás Pereira, com foco em liderança de jovens e inclusão social por meio do esporte.

É a primeira vez que o programa envia atletas de tênis para outro país em atividades presenciais de intercâmbio. A programação se estende até sexta-feira (28). Nesses cinco dias em Porto Alegre, Vania King e Nicolás Pereira estarão envolvidos com os projetos WimBelemDon, Instituto Tênis e Fundação Tênis dentro e fora das quadras.

Shane Christensen, Cônsul Geral dos EUA em Porto Alegre, ressalta o ineditismo da iniciativa: “Estamos muito orgulhosos por trazer ao Sul do Brasil o primeiro programa de diplomacia esportiva voltado ao tênis realizado de forma presencial. Com esse projeto, queremos chamar a atenção sobre o poder do esporte de facilitar o desenvolvimento de futuras lideranças capazes de transformar suas comunidades.”

Estão previstas atividades que vão desde clínicas de tênis a conversas sobre temas críticos para os jovens, como educação, carreira, liderança comunitária, empoderamento feminino, resolução de conflitos e respeito à diversidade e oficina de fotografia.