Previne Brasil: Porto Alegre está entre as melhores cidades brasileiras no programa

Porto Alegre está entre as quatro capitais do país com os melhores desempenhos no programa Previne Brasil, que mede a qualidade da Atenção Primária. 

O Ministério da Saúde divulgou, na última sexta-feira (7), a lista com o desempenho dos municípios brasileiros neste programa. A avaliação é feita a cada quatro meses e impacta no financiamento federal.

À frente das metrópoles, e também de outras capitais, desde o primeiro quadrimestre está Manaus (AM), com 8,37, seguida por Maceió (AL), 7,53, Curitiba (PR), 7,31, Porto Alegre (RS), 7,12, e Brasília, com 6,53. 

A diretora da área na Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Schirmer, comenta sobre o desempenho de Porto Alegre no programa. “A capital gaúcha segue avançando na melhoria da qualidade de assistência em saúde da população”, afirma 

Como funciona o Programa Previne Brasil

A iniciativa  traz um novo modelo para o financiamento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Ele altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada (modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas), pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.