Gaúcha Mayra Aguiar bate chinesa e é tricampeã mundial de judô

A judoca gaúcha Mayra Aguiar se consagrou tricampeã mundial na categoria meio-pesado. A conquista ocorreu nesta terça-feira (11) em Tashkent, Uzbequistão. 

Durante a decisão, Mayra superou a chinesa Ma Zhenzhao, por waza-ari, e garantiu a terceira medalha brasileira na competição, depois do ouro de Rafaela Silva e o bronze de Daniel Cargnin.

A campanha da atleta da Sogipa começou com uma vitória nas punições sobre a croata Petrunjela Pavic. Já na segunda luta, a gaúcha projetou  a cazaque Aruna Jangeldina por ippon e se classificou para as quartas de final contra a japonesa Shori Hamada, atual campeã olímpica e ganhadora do Mundial de 2018. 

Hamada, tentou levar a luta para o chão por ser especialista no solo, já Mayra buscava o combate de pé. A tática da gaúcha deu certo. Ambas foram punidas por falta de combatividade e Mayra encaixou uma técnica perfeita jogando a japonesa de costas no chão. O Ippon foi registrado com um minuto e 46 segundos de combate. 

Com esse ótimo resultado, Mayra partiu para a semifinal com a alemã Alina Böhm, atual campeã europeia. Nesta disputa, aos oito segundos de combate Mayra conseguiu um waza-ari sobre a rival, um movimento que foi importante após os quatro minutos de combate. 

Mayra Aguiar vence japonesa e conquista tricampeonato

Na final, Mayra buscou definir o combate o mais rápido possível, buscando a pegada sempre que possível. Mais uma vez, a tática da atleta deu resultado, com 22 segundos a gaúcha conseguiu um waza-ari e abriu vantagem sobre Ma Zhenzhao. Com uma punição por falta de combatividade, a disputa ficou mais equilibrada. Faltando apenas um minuto para o final as judocas receberam uma segunda punição e nenhuma outra pontuação foi registrada além do waza-ari de Mayra. 

A gaúcha se tornou a primeira atleta brasileira a ser tricampeã mundial de judô.