INSS: concurso deve acontece ainda nesse ano; Veja como se preparar para as provas

 O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) definiu a banca organizadora do concurso público que disponibilizará 1.000 vagas para técnico de seguro social. O certame será organizado pelo Cebraspe e a divulgação do edital deve sair em breve. 

A redução do prazo para lançamento do edital e aplicação das provas foi autorizada e a tempo entre as duas etapas deve ser de dois meses. Portanto, o concurso do órgão previdenciário pode acontecer ainda neste ano. 

As vagas para técnico do seguro social são de nível médio e possuem remuneração mensal de R$6.500. A quantidade de vagas abertas é menor que o total que havia sido solicitado pelo INSS ao Ministério da Economia.  

O concurso do INSS 2022 deveria disponibilizar 7.575 vagas, sendo que 6.004 seriam para técnico do seguro social e 1.571 para analista do seguro social.

O que cai na prova do concurso público do INSS? 

O último certame do instituto foi realizado em 2015 através de uma prova objetiva que cobrava os seguintes conhecimentos: 

Ética no Serviço Público;

Regime Jurídico Único;

Noções de Direito Constitucional;

Noções de Direito Administrativo;

Língua Portuguesa;

Raciocínio Lógico;

Noções de Informática;

Seguridade Social.

Como funcionará a prova do concurso do INSS?

A banca organizadora responsável pelo concurso do INSS será a Cebraspe. A especialista em bancas possui um sistema de pontuação diferente, que trabalha com duas formações, sendo uma de múltipla escolha e outra de certo ou errado. Nesta última, a banca faz uma afirmação ou negação no texto que o candidato receberá. Este terá que dizer se a questão está certa ou errada. O formato traz dificuldade ao candidato porque uma questão errada anulará outra questão certa. 

O candidato pode encontrar na própria internet milhares de conteúdos pagos ou gratuitos para se preparar para a prova do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).