Navio Benevente: navio de guerra marca presença em Porto Alegre

Os porto-alegrenses puderam conferir de perto, nesse sábado (10), o Návio Patrulha (Npa) “Benevente” P61 que estava ancorado no Cais Mauá. 

A embarcação de guerra que mede 47 metros ficou aberta ao público e contou com um grande movimento ao longo da tarde do fim de semana. Cerca de 1.162 pessoas visitaram o navio no sábado. 

O Benevente é tripulado por 45 militares, sendo 9 oficiais e 36 praças. A embarcação possui um canhão Bofors 40/L60 mm, além de duas metralhadoras anti-aéreas Oerlikon 20 mm e dois trilhos lança minas. 

Comandado pelo Capitão de Corveta Alexandre Silveira da Silva, o navio desempenha tarefas de inspeção e patrulhamento naval, além de operações de defesa de portos, minagem defensiva, controle de área marítima, atividades de busca e resgate de pessoas que estão correndo perigo no mar. 

Originalmente chamado de HMS ‘Blackwater, o navio tem origem inglesa e foi lançado ao mar pela primeira vez no dia 24 de agosto de 1984, tendo sido incorporado à Marinha Inglesa no ano seguinte. Após quatro anos, em 1988, o já Benevente foi incorporado à Marinha Brasileira pela classe BRACUÍ. 

O segundo nome do navio foi dado em homenagem ao rio Benevente, que banha o Estado do Espírito Santo.

Além do público em geral, os escoteiros do Escoteiro do Mar Passo da Pátria 90/RS, João Pedro Brochet, 11 anos e João Pedro Scotti de 12 anos também puderam conferir de perto o grande navio. Segundo Débora Baraibar, diretora-presidente do Passo da Pátria, a abertura do navio para visitação foi importante para colocar em prática a vivência marítima para os jovens que puderam ver de longe o navio de guerra no desfile naval do dia 7 de setembro realizado em Porto Alegre.