Câmeras devem ser implementadas nos uniformes da Brigada Militar de POA ainda em 2022

A Brigada Militar divulgou, por meio de nota oficial publicada nessa segunda-feira (22), que deve adquirir câmeras para os agentes em serviço.  Segundo a corporação, até o final de 2022, 300 dispositivos serão colocados nas fardas dos policiais militares de Porto Alegre.

Em seguida, cidades da Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos e da Serra contarão com o novo recurso. 

Policiais do 9º BPM e no 1º BPChq (1º Batalhão de Polícia de Choque) da Capital já participaram da fase de teste dos equipamentos. 

Cada câmera tem capacidade para 12 horas de gravação ininterrupta e transmissão constante. 

Como funcionam as câmeras nas fardas da polícia militar 

As câmeras entrarão em funcionamento assim que o policial iniciar seu trabalho e retirar o equipamento da base. O dispositivo registrará toda a ação do oficial, sem que haja a possibilidade de ser desligado por este. Caso o agente seja chamado para uma ocorrência ou flagre um crime basta que aperte um botão para que a central da Brigada acompanhe a ocorrência com áudio e vídeo. Os policiais da base também podem passar orientações para os agentes durante a ocorrência. 

Ainda de acordo com a Brigada Militar, a tecnologia utilizada nos dispositivos não permite que as imagens sejam copiadas da câmera ou editadas, garantindo a legitimidade do material coletado durante as operações da corporação. 

A iniciativa de instalar câmeras nos agentes da polícia militar foi tomada após casos envolvendo violência policial terem tido grande repercussão, como o do engenheiro Gustavo do Amaral dos Santos, de 28 anos que foi morto por disparos efetuados por policiais de Marau, no Norte do Rio Grande do Sul que o confundiram com um assaltante.  A fatalidade ocorreu em abril de 2020 e a investigação da Polícia Civil concluiu que o policial militar agiu em legítima defesa imaginária.