6 pontes mais famosas do Rio Grande do Sul

Com a necessidade de se aproximar e atravessar entre distantes territórios, a humanidade criou as pontes. Hoje, as resistentes e imponentes Brooklyn Bridge, em Nova York , e a Tower Bridge, em Londres estão presentes na memória da população do mundo todo.

O Rio Grande do Sul abriga pontes em seu território datadas do século XIX. Após consultas aos entes governamentais de preservação histórica e controle rodoviário, a reportagem do portal GZH conseguiu listar as mais importantes do estado.

Confira abaixo sua localização e um conheça um pouco da história de cada uma.

Ponte Internacional Barão de Mauá, em Jaguarão

Nomeada em homenagem ao gaúcho nascido em Arroio Grande, a ponte é o primeiro bem binacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e reconhecido como patrimônio cultural do Mercosul.

Ela foi erguida por uma dívida de guerra contraída pelo Uruguai com o Brasil ainda no século XIX, mas firmada em tratado apenas 68 anos depois.

Ponte do Botucaraí, em Cachoeira do Sul

Com arcos em sua estrutura de alvenaria, já foi a principal ligação entre a região central e a capital Porto Alegre. Serviu de passagem para Dom Pedro II, quando esteve em visita a Cachoeira do Sul.

A planta da ponte foi solicitada em 1832 pelo desembargador Manoel Antônio Galvão, com orçamento concluído quinze anos depois. Foram 264 dias de obra até a inauguração em 1848. Teve seu tombamento reconhecido pelo IPHAE em 2013.

Ponte Ernesto Dornelles, ou Ponte dos Arcos, em Veranópolis

Ponte do Rio das Antas é como a Ernesto Dornelles ficou popularmente conhecida. Com seus 287 metros de extensão, se tornou cartão postal da região serrana.

A estrutura da obra poderia ser comprometida pela força das águas do Rio das Antas, por isso sua fundação não está alicerçada nas águas. Um vão livre de 186 metros sustentados por pilares nas duas margens sustenta a obra.

Ponte do Imperador, em Ivoti

Iniciada em 1857 e concluída apenas em 1864, fica à apenas um quilômetro de Ivoti, na região metropolitana. Por sua proximidade com o Núcleo de Casas Enxaimel, atrai turistas o ano inteiro.

O cimento foi utilizado apenas nas colunas submersas, todo seu encaixe e empilhamento em pedra gês não possui outro material. Foi nomeada em homenagem à Dom Pedro II.

Ponte metálica sobre o Rio Ibicuí, em Uruguaiana

Um semáforo indica qual lado está liberado para o trânsito de veículos, visto que a ponte construída por empreiteira inglesa é de mão única. Construída um ano antes da Proclamação da República, tem 1.317 de extensão.

Seu projeto previa o tráfego apenas de locomotivas. Ainda na década de 1960 foi aberta para o trânsito de bitrens e carretas e outras tantas vezes foi interditada por comprometimento da estrutura.

Ponte General Osório, em Manoel Viana

Continuando a RS-377, servia de passagem aos carreteiros e cavaleiros com destino às Missões e à Fronteira. Com a travessia liberada sobre o Rio Ibicuí, facilitou o desenvolvimento de Alegrete e Santiago.

Banhada sobre as águas dos rios Ibicuí, Itu, Miracatu, Piraju e Taquari, recepcionou agropecuaristas e comerciantes.