3 cidades do Paraná estão entre as melhores do mundo para startups

Três cidades paranaenses se destacaram entre as melhores do mundo para startups. De acordo com o ranking do Startup Ecosystem Index Report 2023, conduzido pelo instituto israelense StartupBlink, três municípios do Paraná são referência nacional em ecossistemas propícios para startups — Curitiba, Londrina e Maringá.

O levantamento é conduzido com base em diversos critérios, como ambiente de inovação, quantidade e qualidade de empresas de tecnologia instaladas e facilidade para abertura e desenvolvimento de negócios.

Para a classificação, foram usados algoritmos em análise de milhares de dados fornecidos por empresas, aceleradoras e espaços de coworking.  Confira abaixo mais informações sobre a pesquisa.

Paraná se destaca em ranking de melhores cidades para startups

Curitiba foi a mais bem avaliada do estado, estando na 140ª posição global. Ela é também a 6ª colocada na América Latina e alcançou o segundo lugar entre os municípios brasileiros. Os principais destaques entre as empresas da cidade foram: a fintech Ebanx; a MadeiraMadeira, especializada em produtos domésticos; e o Olist, focado em serviços de e-commerce.

Por outro lado, Maringá se encontra na 18ª posição nacional e 735ª mundial. A cidade tem três startups bem-classificadas no ranking – a Tindin, focada em plataformas educacionais; a Dinvo, que oferta cashback e cupom em e-commerce; e a Datlo, sistema de geointeligência para empresas e profissionais de vendas e marketing.

Londrina, na 779ª posição global e 28ª do Brasil, tem três destaques: a Appegada, rede social centrada em donos de animais de estimação; a Trace Park, companhia de gestão de colheita florestal e maquinário agrícola; e a Doiim, desenvolvedora focada em criptomoedas e inteligência artificial.

De acordo com o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) do Paraná, Marcelo Rangel, há planos para alavancar o cenário de startups no estado, por meio de parcerias entre os governos municipais e a rede privada.

Imagem: Reprodução / rawpixel.com / Freepik