101 vagas gratuitas para aulas e prática de canto e orquestra da Escola de Música da OSPA

As inscrições para as mais de 100 vagas gratuitas disponibilizadas pela Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) seguem abertas até 28 de outubro, às 18h, e devem ser feitas por meio de um formulário on-line disponível no site da OSPA.

O ingresso para jovens que buscam se aperfeiçoar num instrumento musical, como aluno regular, ou até mesmo integrar uma orquestra, uma banda ou um coro acontecem a partir do primeiro semestre de 2023.

Tanto as vagas quanto o processo seletivo são gratuitos. O ingresso na Escola é feito mediante a abertura de um edital, que compreende 14 instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e percussão.

Para algumas modalidades, há turnos distintos e acessibilidade para pessoas com deficiência. A oportunidade para os jovens músicos integra três conjuntos da Escola da OSPA: a OSPA Jovem (violino, viola, violoncelo), a Banda Sinfônica (flauta, flautim, clarinete, requinta, clarinete, fagote) e o Coro Jovem. 

Quem pode participar do processo seletivo da Escola de Música da OSPA?

O pré-requisito para todas as modalidades é estar comprovadamente matriculado no ensino regular ou ter concluído o ensino médio. Nos cursos de instrumento, a idade mínima é de 8 anos e o postulante deve possuir o instrumento pertinente à vaga. Na prática de coro, o candidato deve ter entre 8 e 20 anos. Já o músico que busca ingressar na OSPA Jovem ou na Banda Sinfônica deve ter mais de 14 anos.

Atualmente, o Conservatório Pablo Komlós fica no Palacinho (Av. Cristóvão Colombo, 300) e conta com 270 alunos.