WhatsApp lança nova função no App! Saiba como usá-la

Além de possibilitar que seus usuários enviem mensagens de texto, vídeos, imagens, documentos e compartilhem sua localização, agora o WhatsApp também vai permitir que as pessoas realizem transações de compra com cartões de crédito, débito e pré-pago, com as bandeiras Visa e MasterCard. A nova opção foi liberada pelo Banco Central (BC).

Inicialmente, o aplicativo só permitia transferências de recursos entre indivíduos.

O BC também determinou que o início das transações “deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”. Isso significa que a nova opção não será imediatamente disponibilizada aos usuários.

Mark Zuckerberg comemora liberação da nova ferramenta do WhatsApp

Por meio de uma publicação no LinkKedln, Guilherme Horn, head da empresa na América Latina, mostrou estar satisfeito com a nova ferramenta. “Acreditamos que o pagamento de pessoas para empresas via WhatsApp terá um grande impacto para todos, trazendo facilidade e simplicidade para os usuários, ao mesmo tempo em que ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas”, disse.

Segundo Horn, a empresa está “finalizando os testes”, acompanhados pela Cielo (CIEL3) e o Mercado Pago, alguns de seus parceiros.

Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, dona do WhatsApp, também comemorou a liberação feita pelo BC.

“Atualização do WhatsApp do Brasil: o Banco Central acaba de autorizar o lançamento de nosso novo recurso de pagamento para que as pessoas possam pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve”, afirmou.

Saiba como utilizar a nova ferramenta do WhatsApp

Segundo a empresa, os usuários que desejarem enviar ou receber dinheiro via WhatsApp, terão que cadastrar um cartão na função Facebook Pay. O WhatsApp também informou que toda vez que os usuários forem enviar dinheiro, terão que inserir a senha ou utilizar o reconhecimento biométrico do celular.

No aplicativo, haverá a função “Pagamento”. Quando o usuário clicar nela, o aplicativo irá pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta. A partir disso, será preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha numérica de 6 dígitos.

Depois, o usuário vai precisar incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros. Também será preciso verificar o cartão junto ao banco, que vai enviar um código ao usuário por SMS, e-mail ou aplicativo do próprio banco.