Vontade de fazer sexo desapareceu? Entenda qual pode ser o problema

Sexo envolve desejo, faz bem para a saúde e traz felicidade. Existem alguns dias em que nossos corpos pedem mais essa forma de prazer, outros menos, mas e quando essa vontade de trocar energias some completamente?

De acordo com especialistas, não existe um nível considerado “normal” quando a pauta é desejo sexual, porém, é fácil perceber quando a libido diminui. Existem diversos fatores que podem causar essa redução, como estresse, questões hormonais ou até mesmo o desgaste de um relacionamento.

Neste artigo, confira uma lista de coisas que influenciam na vontade de fazer sexo, preparada pelo site especializado Medical Daily, e como resolver esse “problema”.

Fatores que podem reduzir a sua vontade de fazer sexo

Pouca luz

Pode até parecer estranho, mas muita luz ou a falta dela, pode interferir nos níveis de testosterona de um homem.

Uma pesquisa de 2016 mostrou que a exposição ao sol é capaz de aumentar os níveis hormanais, e consequentemente, a satisfação sexual em homens com pouca libido.

Um dos autores do estudo, Andrea Fagiolini, afirmou que a produção natural desse hormônio declina durante períodos mais frios e alcançam o pico na primavera e no verão.

Stress e cansaço

O estresse e o cansaço, normalmente causados pela rotina agitada do dia a dia, são um dos grandes culpados pelo declínio do desejo sexual. “Muitas mulheres estão satisfeitas com seus relacionamentos e gostam de sexo, mas estão muito cansadas e estressadas para sentir o desejo sexual”, explicou Laurie Mintz, professora de psicologia da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. No caso dos homens, o estresse pode estreitar as artérias, levando a sintomas de disfunção erétil.

Realizar atividades físicas e se alimentar bem pode reveter essa situação.

Menopausa

De acordo com a Sociedade Norte Americana de Menopausa (NAMS, na sigla em inglês), a transição da menopausa pode atrapalhar o desempenho sexual. Além disso, o envelhecimento também pode causar queda no nível de testosterona em homens e mulheres, provocando a redução da libido.

Para passar pela menopause, de forma que seu desejo sexual não seja prejudicado, procure um ginecologista.

Problemas na tireoide

Além de causar uma série de problemas no corpo, o hipotireoidismo, doença caracterizada pela baixa produção de hormônio na tireoide, pode ser culpado pela disfunção sexual.

Os indíviduos que são afetados por essa doença sofrem de uma interrupção na produção hormonal. Algumas mulheres apresentam menor lubrificação vaginal, assim, sentindo dor durante o sexo. Problemas na tiroide também podem reduzir a energia, aumentar o estresse e diminuir a sensação de bem-estar geral, sintomas que desempenham papel importante na libido.

Em homens, problemas na tireoide podem causar ejaculação precoce ou atrasada.

A melhor solução para resolver esse problema é procurar um profissional que possa indicar os medicamentes adequados.

Medicamentos

Alguns remédios, como antidepressivos e pílulas anticoncepcionas, são responsáveis por causar diversos problemas, inclusive a diminuição do desejo sexual. Esses medicamentos podem interromper a produção hormonal, provocando dificuldade em atingir o orgasmo e afetando o humor.

Para reverter essa situação, procure um médico e busque alternativas possíveis. Em alguns casos, praticar exercícios, podem elevar o humor e a libido.