Você se lembra? Terremoto assustador causou pânico em cidade do Rio Grande do Sul

Na noite de quarta-feira, 16 de setembro de 2015, um forte terremoto sacudiu o Chile, causando impactos surpreendentes que se estenderam a algumas cidades do Rio Grande do Sul, de acordo com os relatos dos moradores. Em Santa Maria, localizada na Região Central do estado, o tremor foi sentido em oito prédios, sendo que pelo menos dois deles precisaram ser evacuados por precaução.

Além disso, os bombeiros de São Paulo receberam aproximadamente 50 chamadas telefônicas relatando tremores nas áreas da Avenida Paulista, Vila Mariana e Tatuapé. Também houveram relatos de tremores nas regiões litorâneas de São Paulo e no Vale do Paraíba.

Terremoto em Santa Maria: Relatos de Tremores e Inspeções nos Edifícios

Na época, não houve confirmação de qualquer ligação entre o tremor e o terremoto de magnitude 8,3 que ocorreu ao norte de Santiago. As autoridades chilenas agiram rapidamente e ordenaram a evacuação das áreas costeiras devido ao alerta de tsunami.

Os residentes da época dos edifícios Pampa e Augusto, localizados na Rua Floriano Peixoto, no centro de Santa Maria, relataram ter sentido um tremor intenso por volta das 20h30. Temendo pelo desabamento dos prédios, ficaram apreensivos e prontamente deixaram seus apartamentos. Os bombeiros foram acionados para realizar uma inspeção no local.

“Eu moro no oitavo andar. Estávamos na cozinha e senti a pia começar a tremer. Na hora, uma vizinha do prédio ao lado começou a ligar e mandou todos descerem. Está todo mundo aqui na calçada”, relatou a estudante Bruna Tavares, de 23 anos, que era moradora do Residencial Pampa.

Durante o dia, alguns residentes de Santa Maria registraram em vídeos os impactos do tremor. Nas gravações, é possível observar objetos como quadros, ventiladores e lustres balançando. O Corpo de Bombeiros de Santa Maria realizou vistorias em edifícios afetados pelo tremor, com duas equipes dedicadas a essa tarefa. Até as 23h45, o trabalho de inspeção ainda não havia sido concluído. Felizmente, não houve relatos de danos ou feridos.

Relatos de tremores também surgiram em outras cidades do Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo, no norte do estado, os bombeiros foram acionados por moradores de um prédio na Rua 15 de Novembro. Após uma inspeção minuciosa, foi constatado que a estrutura não apresentava riscos e não houve necessidade de evacuação.

Em Rio Grande, no sul do estado, os bombeiros receberam três chamados de moradores de dois edifícios no centro da cidade e um no bairro Cidade Nova, todos preocupados com os tremores. Relatos indicaram o movimento de lustres e outros objetos. A Defesa Civil foi acionada e compareceu aos condomínios para tranquilizar os residentes, sem que fosse necessário evacuar as residências.

Fonte: g1

Foto: Fabiano Oliveira/Rádio Atlântida